PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Liu Yang será a primeira mulher chinesa a ir ao espaço

10:40 | 15/06/2012
NULL
NULL

PEQUIM, 15 Jun 2012 (AFP) - Liu Yang, uma piloto de caça de 33 anos com nervos de aço e experiência em missões especiais, se tornará neste sábado a primeira mulher chinesa a viajar ao espaço, como membro da missão Shenzhou IX, junto a outros dois astronautas.

Liu e os dois astronautas homens ocuparão seus postos no foguete que irá decolar da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, para uma viagem que tem como objetivo acoplar a nave ao módulo espacial chinês Tiangong-1, atualmente em órbita ao redor da Terra.

"Três astronautas, dois homens e uma mulher", Liu Yang, "estarão a bordo da nave Shenzhou IX", anunciou a agência oficial de notícias China Nova.

Os astronautas escolhidos fazem parte de uma seleta lista divulgada pelas autoridades chinesas. Nessa lista, Liu era acompanhada por Wang Yapin, outra piloto de caça de pouco mais de 30 anos de idade, e também dona de uma trajetória absolutamente brilhante.

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira, Wang Yapin demonstrou toda sua capacidade no comando de sua aeronave em "dois importantes acontecimentos recentes", incluindo voos para manipulação de nuvens a fim de evitar chuvas durante os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Em maio de 2008, após o potente terremoto que causou milhares de mortes na região de Sichuan (sudoeste), participou da entrega de ajuda humanitária.

Sobre Liu, a imprensa chinesa apenas mencionou como chamou atenção pelo sangue frio que demonstrou no dia em que seu avião se chocou contra uma nuvem de pombos. Apesar dos pequenos danos sofridos pela nave, a jovem conseguiu contornar a situação e aterrissar sem inconvenientes.

Segundo a imprensa chinesa, Liu nasceu em Zhengzhou, na província de Henan, e entrou para a escola de aviação militar em 1997. Considerada uma aluna exemplar, se destacou também em equipes de voleibol nas escolas por onde passou.

"No caso das astronautas chinesas, é um clássico que comecem como pilotos na força aérea. Todos os astronautas chineses têm essa experiência em comum", explicou à AFP Morris Jones, um especialista australiano em questões espaciais.

Segundo Jones, Liu e Wang seguiram um treinamento acelerado para participarem das operações na estação.

"Acredito que tenham tido um treinamento intensivo e que certas matérias não tão essenciais não tenham sido ensinadas. Essas mulheres estão prontas para ir ao espaço, mas não foram instruídas no mesmo nível que um astronauta completamente formado", comentou.

A missão Shenzhou ("Nave divina") IX consistirá no acoplamento manual ao módulo Tiangong-1 ("Palácio celeste"). Ela integra o programa com o qual a China pretende passar a ter um módulo espacial permanente de hoje até 2020.

A China será o terceiro país, depois da União Soviética e dos Estados Unidos, a enviar uma mulher ao espaço com tecnologia própria.

Pequim efetuou seu primeiro voo espacial tripulado em outubro de 2003, com Yang Liwei.

 

 

TAGS