PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Japão muda governo para aumentar imposto e pagar dívida

O novo gabinete muda cinco dos 17 ministros (sem contar o premier). O ministro da Defesa, Naoki Tanaka, genro do ex-primeiro-ministro Kakuei Tanaka, perdeu o posto após apenas cinco meses na pasta

06:50 | 04/06/2012

Tóquio, 4 Jun 2012 (AFP) - O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, anunciou nesta segunda-feira uma reforma do governo, que inclui a saída do atual ministro da Defesa, com o objetivo de buscar o apoio da oposição para poder aumentar o imposto sobre o consumo e pagar a grande dívida do país.

"Temos que anunciar uma decisão crucial que afetará o futuro do Japão até o fim da sessão parlamentar (21 de junho). Espero os políticos entendam e superem a rivalidade entre governo e oposição", disse Noda.

O novo gabinete muda cinco dos 17 ministros (sem contar o premier). O ministro da Defesa, Naoki Tanaka, genro do ex-primeiro-ministro Kakuei Tanaka, perdeu o posto após apenas cinco meses na pasta.

Tanaka foi um dos ministros, ao lado do titular dos Transportes, Takeshi Maeda, também substituído, que foi objeto de uma moção de censura em abril no Senado, controlado pela oposição conservadora.

Com a saída dos ministros, o premier de centro-esquerda espera obter o apoio do Partido Liberal Democrático (PLD, direita) para aprovar no Parlamento o aumento do imposto sobre o consumo, uma medida para enfrentar a dívida colossal do país.

O projeto de Noda prevê aumentar este imposto dos 5% atuais para 8% em abril de 2014 e a 10% em 2015, uma maneira de aumentar a arrecadação fiscal para pagar a dívida da terceira maior economia mundial, que supera 200% do Produto Interno Bruto (PIB).

TAGS