PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Ex-corretor Kerviel se declara inocente em julgamento

08:36 | 04/06/2012
AFP
AFP

PARIS, 4 Jun 2012 (AFP) - O ex-corretor da bolsa francês Jérôme Kerviel, cujo julgamento em apelação começou nesta segunda-feira em Paris, afirmou que não é responsável pela perda recorde de quase 5 bilhões registrada em 2008 pelo banco Société Générale, para o qual trabalhava.

"Considero que não sou responsável por esta perda, nem pelos atos que me são imputados, minha hierarquia sempre teve conhecimento de minha atuação", afirmou Kerviel quando o presidente do tribunal o interrogou sobre as razões do recurso em apelação da sentença de seu primeiro julgamento pronunciada em 2010.

Anteriormente, Kervil havia se apresentado perante o tribunal, declarando-se "sem profissão há um ano" e "atualmente" sem renda.

Único acusado neste caso, Kerviel chegou ao tribunal meia hora antes do início do julgamento, acompanhado por seu advogado e em meio a uma mobilização de muitos jornalistas.

Em primeira instância, o tribunal julgou que Kerviel era o único responsável pela perda de cinco bilhões de euros, que quase afundou o banco no início de 2008, e o condenou a cinco anos de prisão e a pagar uma gigantesca indenização por perdas e danos de 4,9 bilhões de euros.

Acusado de abuso de confiança, falsificação de documentos e introdução fraudulenta de dados no sistema informático do banco, Kerviel pode pegar uma pena de cinco anos de prisão.

Ele é acusado de ter realizado operações especulativas enormes em mercados de risco sem autorização de seus superiores e de ter burlado os controles de seu banco com operações fictícias, documentos falsos e mentiras.

Nas três semanas de audiências do primeiro processo, realizado em junho de 2010, Jérôme Kerviel e Olivier Metzner, então seu advogado, tentaram em vão demonstrar que o banco sabia o que seu corretor fazia e que inclusive o incentivava a assumir riscos e fechava os olhos para estas operações enquanto as mesmas geravam lucros.

TAGS