PUBLICIDADE
Notícias

AFP - EUA esperam governo 'democrático' no Egito

08:00 | 15/06/2012

WASHINGTON, 14 Jun 2012 (AFP) - Os Estados Unidos expressaram nesta quinta-feira sua esperança de que o Egito preserve um governo "democrático" depois de a Suprema Corte desse país ter declarado ilegítimo o Parlamento, abrindo caminho para que os militares assumam o poder Legislativo.

A porta-voz do Departamento do Estado, Victoria Nuland, disse que os Estados Unidos ainda estudavam a decisão da alta corte egípcia, mas pediu ao povo desse país para "manter aquilo pelo que lutaram" na revolta que derrubou o líder Hosni Mubarak no ano passado.

"Queremos que o povo egípcio mantenha aquilo pelo que lutou, que é um sistema de governo livre, justo, democrático e transparente, um governo que represente a vontade do povo, assim como um parlamento e um presidente eleitos", disse Nuland à imprensa.

"Esses são os padrões que eles querem, esses são os padrões que a comunidade internacional quer", acrescentou.

A Suprema Corte egípcia validou nesta quinta-feira a candidatura do último primeiro-ministro do chefe de Estado deposto Hosni Mubarak e declarou ilegítimo o Parlamento dominado pelos islamitas, que denunciaram um "golpe de Estado militar" a dois dias das eleições presidenciais.

Os Estados Unidos expressaram sua preocupação sobre uma reincidência no Egito, pouco tempo depois de seu fim, de uma lei de emergência implantada há décadas.

"Também estamos preocupados com a decisão a respeito da restabelecimento de alguns poderes que parece dar às autoridades uma ampla capacidade para deter pessoas durante este período eleitoral", disse a porta-voz do departamento de Estado.

TAGS