PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Especialistas consideram que Anders Breivik é penalmente responsável

11:19 | 11/06/2012

OSLO, 11 Jun 2012 (AFP) - O extremista de direita Anders Behring Breivik está são o suficiente para ser considerado penalmente responsável pelos ataques que consternaram a Noruega no ano passado, afirmaram nesta segunda-feira especialistas médicos convocados a testemunhar pela defesa.

O psicólogo Eirik Johannsen declarou que havia se reunido durante 26 horas com o acusado em detenção e disse estar "completamente convencido" de que Breivik não é psicótico. O especialista imputa seus pontos de vista pouco comuns ao seu extremismo político, e não a uma doença.

A saúde mental de Breivik é um dos elementos chave do julgamento pela morte de 77 pessoas no dia 22 de julho de 2011, quando explodiu uma bomba perto da sede do governo em Oslo e depois disparou contra jovens que participavam de um acampamento na ilha de Utoya.

No ano passado, dois psiquiatras julgaram que Breivik era psicótico e sofria de "esquizofrenia paranóide" e, portanto, era penalmente irresponsável.
Mas uma nova perícia oficial realizada neste ano por outros dois especialistas concluiu que era responsável, após diagnosticar transtornos de personalidade - "narcisista e associal" - que não implicam uma psicose.

Considerado responsável, Breivik é passível de uma pena de 21 anos de prisão, que pode ser prolongada se for considerado perigoso.

TAGS