PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Dois soldados da Otan e três sérvios ficam feridos em confrontos no Kosovo

17:20 | 01/06/2012

KOSOVSKA MITROVICA, 1 Jun 2012 (AFP) - Dois soldados alemães da Força da Otan no Kosovo (Kfor) e três sérvio-kosovares ficaram feridos nesta sexta-feira em confrontos que eclodiram no momento em que uma unidade da Kfor tentou retirar uma barricada erguida em uma estrada do norte desse território, indicaram fontes concordantes.

"A Kfor confirma que dois soldados ficaram feridos durante a operação de desmantelamento de uma barricada", indicou a Força em um comunicado divulgado em Pristina.Em Berlim, a Bundeswehr indicou em seu site que "dois soldados alemães foram feridos a tiros".

"Um foi atingido no braço e foi hospitalizado. O segundo, atingido na orelha, foi atendido no local" e liberado, indicou. Três sérvios ficaram feridos no incidente, segundo Oliver Ivanovic, uma autoridade do governo de Belgrado encarregada do Kosovo.

Em Belgrado, o novo presidente sérvio Tomislav Nikolic, que assumiu na quinta-feira, reuniu o Conselho Nacional de Segurança.

O Conselho constatou que a segurança dos cidadãos do Kosovo está "seriamente ameaçada", indicou a televisão estatal. O conselho pediu às missões internacionais mobilizadas no Kosovo que "impeçam as tentativas (...) de Pristina de provocar a instabilidade e o medo em meio à população sérvia".

Durante o incidente, as tropas da Kfor dispararam bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar centenas de pessoas, segundo Ivanovic.

A barricada, erguida pelos sérvios locais para impedir policiais kosovares albaneses de terem acesso a esta região povoada essencialmente por sérvios, foi retirada e a situação voltou à calma, segundo um correspondente da AFP.

Como na Sérvia, os sérvios do Kosovo não reconhecem a independência desse território proclamado em 2008 pela maioria albanesa.

Esta região tem sido desde julho de 2011 palco de diversos confrontos entre sérvios e a Kfor.
A independência do Kosovo foi reconhecida até o momento por mais de 80 países, incluindo os Estados Unidos e a maior parte dos países membros da União Europeia.
str-ih/mat/dm

TAGS