PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Cúpula Rússia-UE com Síria e Irã na agenda

Estas declarações foram publicadas no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, visitava o regime autoritário de Belarus, sua primeira viagem desde que assumiu novamente a chefia do Estado

06:25 | 01/06/2012

MOSCOU, 1 Jun 2012 (AFP) - Síria, Irã e a questão dos direitos humanos encabeçarão a agenda da cúpula Rússia-União Europeia que irá ocorrer no domingo e na segunda-feira em São Petersburgo, disse o presidente da UE, Herman Van Rompuy, em uma entrevista publicada pelo jornal russo Kommersant nesta sexta-feira.

"É indispensável falar de problemas atuais como a luta contra a crise econômica e financeira, a violência na Síria e o programa nuclear do Irã", declarou Van Rompuy nesta entrevista.
"Assim como nas cúpulas anteriores, as questões dos direitos humanos e do Estado de Direito estarão na ordem do dia", afirmou.

Em relação à Síria, "é indispensável por fim à violência contra os civis", insistiu Van Rompuy.

A UE continuará adotando medidas restritivas enquanto a repressão continuar", advertiu.

Estas declarações foram publicadas no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, visitava o regime autoritário de Belarus, sua primeira viagem desde que assumiu novamente a chefia do Estado.

Putin, pressionado por diversos países ocidentais para que deixe de apoiar seu aliado sírio, também viajará nesta sexta-feira a Berlim e Paris.

TAGS