PUBLICIDADE
Notícias

AFP - China pede ao Camboja que entregue francês detido, ligado a Bo Xilai

09:12 | 19/06/2012

PHNOM PENH, 19 Jun 2012 (AFP) - O governo da China pediu às autoridades do Camboja que entreguem o cidadão francês detido em Phnom Pehn junto com sua esposa, ligado ao escândalo envolvendo o político chinês Bo Xilai, disse à AFP um funcionário de alto escalão da polícia cambojana.

"Estamos analisando a possibilidade de enviá-lo à China ou à França. A China nos pediu que (o cidadão francês) seja enviado à China, onde cometeu infrações", disse Touch Naruth, funcionário de alto escalão da polícia local.

Pouco antes, a embaixada francesa no Camboja havia informado que o arquiteto Patrick Devilliers, de 52 anos, havia sido detido junto com sua esposa.

"Fomos informados pelas autoridades cambojanas sobre a detenção de nosso compatriota Patrick Devillers", disse à AFP um porta-voz da embaixada, que acrescentou que o cônsul já visitou o detido e solicitou às autoridades locais explicações sobre as razões da prisão.

De acordo com Naruth, Devilliers havia sido preso há cerca de duas semanas "com a cooperação da China".

Bo esperava ser indicado ao Comitê Permanente do Burô Político, no Partido Comunista chinês, mas sua carreira foi abalada ao ser suspenso de todos os seus cargos. Sua esposa, Gu Kailai, segue sob suspeita de estar envolvida no assassinato de um empresário britânico, Neil Heywood, com quem Bo tinha relações.

A vertiginosa queda de Bo em desgraça começou quando seu ex-auxiliar Wang Lijun tentou conseguir asilo no consulado americano de Chengdu. Aparentemente, tinha informações que envolviam a família de Bo no assassinato de Heywood.

O papel do arquiteto francês no episódio continua nebuloso, assim como todas as razões oficiais de sua prisão. De acordo com fontes chinesas, era amigo de Bo e de sua esposa, e com eles também tinha negócios em comum.

TAGS