PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Chávez nega possibilidade de debater com rival antes das eleições

08:38 | 19/06/2012

CARACAS, 19 Jun 2012 (AFP) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, negou nesta segunda-feira a possibilidade de participar de um debate com o candidato opositor Henrique Capriles Radonski, seu principal desafiante para as presidenciais de outubro, a quem acusou de não ter ideias.

"Um debate, mas com quem? Um debate com quem?", disse Chávez para responder a pergunta de uma jornalista sobre se consideraria participar de um debate com Capriles para que os dois apresentassem ao país os principais pontos de seus programas de governo para o período 2013-2019.

"Teria muita vergonha de uma coisa dessas, porque ali o que há é nada", disse Chávez referindo-se a seu opositor. "Isso seria como colocar Cassius Clay em seus melhores momentos para lutar com (o vice-presidente do partido de governo) Diosdado Cabello em seu melhor momento, que foi boxeador uma época", completou o presidente.

"Ali não há nada, não há nada a debater, ali não há ideia, é o nada", disse Chávez sobre Capriles, um ex-governador de 39 anos que foi eleito em fevereiro em inéditas primárias como candidato único da oposição.

"O grande debate é o que se faz nas ruas, nas casas do povo, nas comunidades, o resto é nada", insistiu Chávez, que também disse desejar ter como competidor alguns ex-presidentes venezuelanos, como Rafael Caldera ou Rómulo Betancourt, o quais chamou de "políticos de verdade".

Chávez, de 57 anos e que se recupera da recorrência de um câncer do qual padece desde 2011, buscará nas eleições de 7 de outubro um terceiro período de seis anos à frente do governo venezuelano.

O candidato opositor reagiu em sua conta no Twitter e chamou o presidente Chávez de "candidato do atraso".

"O candidato do atraso nunca poderia debater com alguém, ele sabe apenas insultar e desqualificar, discurso desgastado e tedioso", escreveu Capriles, candidato da Mesa da Unidade Democrática (MUD).

TAGS