PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Carro-bomba explode perto de local de peregrinação xiita

Na província de Homs (centro), um oficial desertor, Ahmad Rahbuh, chefe militar local dos rebeldes na cidade de Rastan, morreu durante a noite em violentos combates

08:27 | 14/06/2012

BEIRUTE, 14 Jun 2012 (AFP) - Um carro-bomba explodiu na manhã desta quinta-feira perto de Sayeda Zeynab, local de peregrinação xiita próximo a Damasco, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), acrescentando que a violência prosseguia em outras partes do país.

"Um carro-bomba explodiu nesta manhã no setor de Sayeda Zeynab em Damasco", indicou o OSDH, que disse que não tinha informações sobre eventuais vítimas.

Centenas de milhares de peregrinos xiitas, iranianos e libaneses, entre outros, viajam todos os anos em peregrinação ao Mausoléu de Zeynab, irmã do imã Hussein, venerado pelos muçulmanos xiitas, ao sul de Damasco.

O Irã é o principal aliado do regime do presidente Bashar al-Assad na região.
Por sua vez, a violência seguia no país, onde ao menos 77 pessoas morreram na quarta-feira, incluindo 49 civis, 21 soldados e sete rebeldes, segundo o OSDH.

Na cidade de Deraa (sul), berço do protesto contra o regime lançado em março de 2011, dois civis morreram na manhã desta quinta-feira em bombardeios das forças governamentais no bairro de Tariq el-Sad, atacado pelo exército.

Na província de Deraa, os combates opõem as tropas aos combatentes rebeldes na localidade de Yaduda, e a região de Taqet al-Leja é alvo de violentos bombardeios das forças regulares.

Na província de Homs (centro), um oficial desertor, Ahmad Rahbuh, chefe militar local dos rebeldes na cidade de Rastan, morreu durante a noite em violentos combates, indicou o OSDH.

As forças governamentais tentam retomar os bastiões rebeldes através de intensos bombardeios, como em Al-Hafa, onde após oito dias de bombardeios o exército retomou o controle desta localidade da província costeira de Latakia (noroeste).

TAGS