PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Barroso não descarta mudança no tratado para avanço da união fiscal

08:16 | 26/06/2012

BRUXELAS, 26 Jun 2012 (AFP) - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, não descartou nesta terça-feira uma mudança do tratado europeu para avançar a uma união orçamentária.

"A crise destacou os efeitos em cascata de nossas políticas orçamentária e fiscal (...) Propomos contemplar novas etapas que poderiam exigir mudanças no tratado", declarou Barroso no 'European Policy Center', em Bruxelas.

"A união orçamentária vai além dos eurobônus", opinou o presidente da Comissão.
"Isto significa também mais coordenação na política fiscal e um maior enfoque europeu sobre as questões orçamentárias", completou.

O presidente da União Europeia (UE), Herman Van Rompuy, propôs reforçar a integração da Eurozona com um controle maior dos orçamentos nacionais por parte de Bruxelas e a implementação de uma união bancária, mas adiou qualquer decisão para o fim do ano.

A dois dias da reunião de cúpula europeia de 28-29 de junho, Van Rompuy propôs um 'mapa do caminho' aos sócios europeus.

As propostas foram redigidas em colaboração com os presidentes da Comissão, José Manuel Barroso, do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

Além da ideia de uma união bancária - já amplamente debatida -, o documento propõe o reforço do controle dos orçamentos nacionais ao conceder mais poder às instâncias da Eurozona.

A ideia gera dúvidas nos países que temem por sua soberania financeira.

TAGS