PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Ataque suicida deixa seis mortos em hotel de Cabul

08:30 | 22/06/2012

Cabul, Afeganistão, 21 Jun 2012 (AFP) - Rebeldes talibãs lançaram um ataque suicida nesta sexta-feira contra um hotel em uma zona turística nos arredores de Cabul, o que provocou a morte de quatro agentes de segurança e de dois terroristas, segundo a polícia afegã.

O ataque contra o hotel às margens do lago Qargha matou três seguranças, ao menos um policial e dois talibãs, disse à AFP um porta-voz do ministério do Interior, Sediq Sediqqi.

Vários civis feitos reféns pelos talibãs foram libertados pela polícia, que cercou o hotel no lago Qargha, um local muito popular entre os habitantes de Cabul, a 10 km da capital.
A ação empregou quatro ou cinco talibãs, e os remanescentes do grupo ainda trocavam tiros com as forças de segurança afegãs e da coalizão internacional, revelou à AFP um porta-voz da Isaf, a força da Otan no Afeganistão.

O ataque visava policiais e civis afegãos, disse um oficial da Isaf.

Mohammad Zahir, chefe do departamento de polícia criminal de Cabul, informou que a ação começou por volta das 23H30 local (16H00 Brasília) de quinta, quando os talibãs, armados com fuzis Kalashnikov, dispararam contra uma festa de casamento no hotel.
Ao menos um dos atacantes detonou um colete com explosivos, disse um oficial da polícia criminal.

O vice-chefe da polícia de Cabul, Daud Amin, informou que dentro do hotel estavam muitos civis e que o local foi cercado. Ao menos doze veículos blindados estavam posicionados a cerca de 500 metros do hotel, do mesmo modo que várias ambulâncias, enquanto helicópteros da Otan sobrevoavam o local.

O lago Qargha é um local muito concorrido entre os moradores da capital afegã e em suas margens há vários restaurantes e hotéis, onde são realizados casamentos.
Zabihullah Mujahid, um porta-voz dos talibãs, reivindicou em um telefonema a autoria do ataque contra dois hotéis frequentados por estrangeiros.

Os ataques dos talibãs contra as forças militares afegãs e da Otan aumentaram nos últimos dias, deixando 20 mortos entre as tropas locais e três entre os americanos.

O ataque ao hotel ocorre horas após o presidente afegão, Hamid Karzai, advertir para o aumento das ações contra as tropas e a polícia local, quando o país se prepara para assumir a segurança com a saída das forças da OTAN, em 2014.

TAGS