PUBLICIDADE
Notícias

Ucrânia considera 'destrutivas' as tentativas de politizar a Eurocopa-2012

14:18 | 03/05/2012

KIEV, 3 Mai 2012 (AFP) - A Ucrânia considerou, nesta quinta-feira, 3, como "destrutivas" as tentativas de "politizar" a Eurocopa-2012 de futebol, depois de várias autoridades políticas europeias terem anunciado que queriam boicotar o torneio por causa da prisão da opositora Yulia Timoshenko.

"O Ministério das Relações Exteriores considera destrutivas as tentativas de politizar os acontecimentos esportivos", declarou a diplomacia ucraniana em um comunicado.

"Os pedidos de boicote à competição (...) minarão a imagem deste acontecimento esportivo grandioso e causarão prejuízo a milhares de ucranianos comuns que não se interessam pela política", acrescentou o ministério.

Presa desde agosto de 2011 e condenada em outubro a sete anos de prisão, Yulia Timoshenko, ex-primeira-ministra, iniciou dia 20 de abril uma greve de fome para protestar contra a violência que afirma ter sofrido na prisão.

A União Europeia e vários países europeus expressaram na semana passada sua preocupação com Timoshenko e a própria chanceler alemã, Angela Merkel, comunicou que não viajará para a Eurocopa se a Ucrânia não libertar a opositora.

Nesta quinta-feira a delegação da UE em Kiev anunciou que nenhum membro da Comissão Europeia irá à Ucrânia para a Eurocopa-2012 de futebol.

TAGS