PUBLICIDADE
Notícias

Sobe para 25 mortos em acidente de trem na Índia

08:38 | 22/05/2012
Um trem de passageiros bateu contra um trem de carga que estava parado e pegou fogo durante a madrugada desta terça-feira no sul da Índia, matando pelo menos 25 pessoas e deixando dezenas de feridos.

As equipes de resgate trabalharam por cerca de seis horas para retirar cerca de 70 sobreviventes das ferragens. Sobreviventes traumatizados receberam atendimento médico, enquanto mães desesperadas pediam ajuda para encontrar os filhos desaparecidos. Testemunhas disseram ter visto vítimas em chamas.

"Quando o trem parou, com um grande estrondo, eu desci e vi passageiros em chamas pedindo ajuda", disse à Press Trust of India o executivo de marketing Munijayendra, de 25 anos, que usa apenas um nome. "O pior é que estávamos desamparados e o calor era insuportável."

Pelo menos 40 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos, sendo que dez delas estão em estado grave, informou o chefe da polícia local Charu Sinha.

Ao ver o trem de carga parado nos trilhos, o condutor do Hampi Express acionou os freios de emergência, o que fez com que quatro vagões descarrilassem, informaram autoridades.

O primeiro vagão pegou fogo, matando as 16 pessoas que estavam em seu interior. "Estamos tentando identificar os corpos e vamos entregá-los às famílias", disse o administrador distrital Durga Das.

Bombeiros e policiais combateram as chamas por três horas. O ministro das Ferrovias, Mukul Roy, ordenou o início de uma investigação. Autoridades tentam descobrir se o condutor não viu o sinal de alerta ou se o sistema falhou.

"Parece que o condutor do Hampi Express ultrapassou o sinal", disse, em Nova Délhi, o porta-voz ferroviário Anil Saxena. O condutor e seu assistente estão entre os hospitalizados e ainda não foram interrogados pelas autoridades.

A colisão ocorreu numa estação perto de Penukonda, cerca de 170 quilômetros ao norte de Bangalore. O ministro-chefe de Karnataka, Sadananda Gowda, disse que parentes das vítimas receberão 100 mil rupias (US$ 1.800) em indenização.

Acidentes ferroviárias são comuns na Índia, que tem uma das maiores malhas ferroviárias do mundo e transporta cerca de 20 milhões de passageiros por dia. A maior parte das colisões ocorre por causa de manutenção ruim e falha humana. As informações são da Associated Press.

TAGS