PUBLICIDADE
Notícias

Saúde de Chávez causa boato de cisão no PSUV

07:22 | 27/05/2012
São Paulo, 26 - Desde a recaída no estado de saúde no presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em fevereiro, têm crescido os rumores sobre sua participação nas eleições de outubro. O líder bolivariano nunca designou sucessores e o discurso oficial do governo é o de que Chávez estará na disputa. Apesar disso, o vice Elías Jaua, o chanceler Nicolás Maduro e o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, despontam como candidatos.

Cada um dos três representa uma facção do amálgama político que compõe o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Ex-professor universitário, Jaua é a base ideológica do chavismo. Foi ministro da Economia, mas não herdou os poderes do presidente, mesmo durante seu tratamento em Cuba. Maduro começou sua carreira no sindicalismo e é apontado por analistas como "pragmático". Cabello, aliado de longa data de Chávez, que lhe devolveu o poder após o golpe de Estado frustrado de 2002, é ligado ao alto comando militar.

"A ausência de Chávez desataria um conflito cujas consequências ainda não somos capazes de prever. As dificuldades internas do PSUV são evidentes", disse ao Estado o analista Omar Noria, da Universidade Simón Bolívar. "Uma série de conflitos controlados até então pelo presidente e as tensões se tornariam visíveis. A doença de Chávez e a incerteza que ela traz impedem que essas tensões se tornem muito claras."

Jaua e Maduro foram designados candidatos nas eleições estaduais de dezembro, respectivamente, em Miranda e Carabobo. Cabello ocupa a presidência do PSUV. Nos meios políticos venezuelanos, especulou-se que Maduro poderia desistir da disputa para tornar-se vice de Chávez, mas o partido rejeitou essa possibilidade. "Mais moderado, o chanceler tem ganhado, já há algum tempo, força política no governo", disse uma fonte diplomática à reportagem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (Luiz Raatz)

TAGS