PUBLICIDADE
Notícias

Rússia decreta 'Lei seca' para os Jogos de Londres-2012

17:28 | 21/05/2012

MOSCOU, 21 Mai 2012 (AFP) - Os membros da delegação russa que vai participar da Olimpíada de Londres-2012 não terão direito de consumir bebidas alcoólicas durante o evento, informou o jornal Kommersant na sua edição desta segunda-feira, 21.

"Os valores olímpicos não são compatíveis com o álcool", declarou ao jornal russo Ilia Djous, porta-voz do vice-primeiro-ministro do país, Dmitri Kozal.

O Comitê Olímpico russo não será nem autorizado a brindar quando seus atletas conquistarem medalhas.

De acordo com o Kommersant, a medida foi tomada porque o consumo de álcool foi considerado indiretamente responsável pelos resultados desastrosos da equipe russa nos Jogos de Inverno de Vancouver-2010, nos quais conseguiu apenas 15 medalhas, enquanto pretendia conquistar entre 30 e 50.

"Os resultados foram péssimos, mas as festas foram as mais barulhentas", lembrou o jornal, que descreveu uma noitada na qual eram usadas duas imitações de bombas de gasolina, uma servindo vodka, a outra, uísque.

De acordos com estatísticas oficiais, o abuso de bebidas alcoólicas mata meio milhão de pessoas a cada ano na Rússia, e repercute na expectativa de vida, principalmente a dos homens (64,3 anos), inferior à de países mais pobres como Nicarágua.

TAGS