PUBLICIDADE
Notícias

Programa nuclear iraniano volta a ser discutido em junho

15:15 | 24/05/2012
O Irã e as principais potências do mundo - Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha, grupo também conhecido como P5+1 - concordaram nesta quinta-feira em se reunir novamente em Moscou, no mês que vem, para retomar as negociações sobre o programa nuclear iraniano.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, disse que dos dois lados concordaram em continuar as discussões nos dias 18 e 19 de junho na expectativa de uma solução para os temores internacionais sobre a capacidade do Irã de construir armas atômicas. Os anúncios desta quinta-feira encerram dois dias de negociações, realizadas em Bagdá.

Também nesta quinta-feira, o negociador-chefe nuclear iraniano, Saeed Jalili, declarou que o Irã tem o "direito absoluto de enriquecer urânio,

Jalili declarou em coletiva de imprensa que a produção de energia nuclear pacífica e o enriquecimento de urânio é "nosso direito absoluto".

O resultado do enriquecimento de urânio pode ser usado para fins pacíficos, mas em porcentual mais alto, pode servir de matéria-prima para a fabricação de armas nucleares. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

TAGS