PUBLICIDADE
Notícias

Polícia colombiana caça suspeito em Bogotá

18:25 | 16/05/2012
Investigadores colombianos estão buscando por um suspeito, um homem com idade entre 17 e 20 anos, que eles dizem pode ser o autor do atentado a bomba que matou duas pessoas e deixou 39 feridas na terça-feira em Bogotá. O ataque foi desfechado contra o ex-ministro do Interior da Colômbia, Fernando Londoño. O ex-ministro de 68 anos escapou com ferimentos e está internado em um hospital. Inicialmente, a polícia colombiana disse que três pessoas haviam morrido, mas mais tarde o número de mortos foi confirmado em dois.

Vídeos gravados por câmeras de segurança mostram o suspeito, vestindo um boné de um time de beisebol e com óculos escuros, se aproximar do veículo blindado de Londoño, um utilitário esportivo, e depois fugindo na garupa de uma motocicleta dirigida por outro homem. Um vídeo exibido pelo RCN TV da Colômbia não mostra onde o homem grudou a bomba, que deveria ter ímã, na porta do veículo de Londoño. Policiais colombianos dizem que a bomba foi detonada por controle remoto.

Já um relatório policial visto pela Associated Press diz que o suspeito sangrava de um braço quando um táxi o transportou por dez quarteirões a partir da cena, após o ataque. O relatório diz que o suspeito falou ao taxista: "Me leve para longe daqui", mas o motorista se recusou por causa do sangue. Autoridades colombianas divulgaram três retratos falados do suspeito.

As autoridades colombianas dizem que Londoño, um ultraconservador que tinha uma coluna de jornal, teve estilhaços de vidro removidos do peito, mas não corre risco de morrer. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que Londoño recebeu várias ameaças de morte no passado e tinha 19 guarda-costas.

Nenhum grupo assumiu até agora a autoria do atentado e o governo também não responsabilizou ninguém até o momento, embora a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tenha desfechado vários ataques a bomba no passado. Londoño critica vigorosamente as Farc.

As informações são da Associated Press.

TAGS