PUBLICIDADE
Notícias

Papa felicita Hollande e pede 'respeito à vida' na França

12:21 | 16/05/2012
NULL
NULL

CIDADE DO VATICANO, 16 Mai 2012 (AFP) - O papa Bento XVI enviou uma mensagem de felicitações ao novo presidente francês, François Hollande, na qual deseja que a França promova o "respeito à vida", em uma condenação indireta ao projeto do mandatário em favor da eutanásia.

No telegrama, o pontífice deseja que a França, "tanto na Europa como na comunidade internacional, seja um fator de paz e solidariedade ativa na busca do bem comum, do respeito à vida e da dignidade das pessoas e de todos os povos", informou a agência de notícias vaticanas I.media.

Na mensagem, o Papa pede o respeito "às nobres tradições espirituais" da França e menciona, entre outros, "o respeito à vida e à dignidade de cada pessoa", em uma referência à proposta do socialista Hollande a favor da eutanásia, o que preocupa o episcopado francês.

O novo mandatário francês propôs uma "assistência médica" às pessoas com doenças incuráveis que desejam "terminar sua vida com dignidade", algo rejeitado pela hierarquia da Igreja Católica, que defende a vida como valor "não negociável" de sua concepção até a sua morte natural.

Hollande prometeu durante a campanha introduzir "ajudas ativas" àqueles que querem encurtar sofrimentos para "morrer dignamente", em algumas "condições precisas e estritas".
A mensagem, com data de 15 de maio, foi enviada a Paris pela nunciatura apostólica.

TAGS