PUBLICIDADE
Notícias

Opositor de Morales pede asilo na embaixada brasileira

14:31 | 29/05/2012
O chefe da bancada opositora ao governo do presidente boliviano Evo Morales, Roger Pinto, pediu asilo na embaixada do Brasil em La Paz porque, segundo afirmou, teme por sua vida e é vítima de perseguição política.

"As pressões contra mim têm se multiplicado e a perseguição se agravou. Tenho sido vítima de constantes ameaças de morte e minha família também tem sido ameaçada. A pressão hoje é insustentável e já não se trata da minha liberdade, mas sim da minha vida", disse o senador Roger Pinto em carta distribuída nesta terça-feira pela bancada opositora.

Ele acrescentou que "é por isso que decidi me refugiar em meu próprio país. E aqui ficarei, exigindo uma anistia ampla e irrestrita que permita a volta à pátria de centenas de refugiados que estão no exterior".

Pinto, que é líder do bloco opositor na Assembleia Legislativa, pediu refúgio na embaixada brasileira em La Paz na segunda-feira, informou à Associated Press o deputado opositor Adrián Oliva.

"O chefe da oposição parlamentar na Bolívia denuncia a perseguição política. Já existem 20 ações judiciais contra ele com o objetivo de distanciá-lo de suas funções", afirmou Oliva. Na carta, Pinto acusa um juiz de falsificar provas contra ele.

O senador está nas instalações da embaixada do Brasil em La paz, segundo Oliva. Mas a representação diplomática não emitiu nenhum informe sobre o caso.

Pinto foi eleito senador pela região amazônica de Pando, que faz fronteira com o Brasil, pelo partido conservador Convergência Nacional. As informações são da Associated Press.

TAGS