PUBLICIDADE
Notícias

Obama agradece a Sarkozy por 'amizade' durante um 'período difícil'

17:21 | 07/05/2012

WASHINGTON, 7 Mai 2012 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, agradeceu nesta segunda-feira, 7, a seu homólogo francês Nicolas Sarkozy por sua "sólida liderança, sua amizade e cooperação em um período difícil", anunciou a Casa Branca depois de uma conversa por telefone entre ambos os líderes.

Durante a ligação, Obama "manifestou o seu apreço pela cooperação que marcou as relações entre os dois dirigentes desde janeiro de 2009" e transmitiu seus "melhores desejos a Sarkozy e a sua esposa Carla", indicou o porta-voz da Presidência americana, Jay Carney, no dia seguinte à derrota eleitoral do presidente francês.

Obama havia ligado na noite de domingo para François Hollande, que venceu Sarkozy, para felicitá-lo e convidá-lo para um encontro na Casa Branca, antes das cúpulas do G8 e da Otan previstas para o final de maio nos Estados Unidos.

Apesar de algumas divergências, em particular em torno da reativação do crescimento depois da crise de 2008 e do conflito entre israelenses e palestinos, Obama e Sarkozy vinham destacando nos últimos meses a eficácia de sua cooperação, principalmente durante o conflito na Líbia.

Sinal deste entendimento, depois de algumas dissonâncias formais em 2009, Obama aceitou participar de uma entrevista conjunta à televisão ao lado de seu colega francês, a quem elogiou ao término do G20 reunido em Cannes (França) no início de novembro de 2011, quando Sarkozy ainda não havia anunciado a sua candidatura.

"Nicolas e eu mantemos excelentes relações, sempre tivemos. Isso ocorre pelo fato de compartilharmos responsabilidades, de travarmos os mesmos combates em uma época muito difícil", havia afirmado Obama, classificando Sarkozy como "sócio aberto, que trabalha muito, que tem muita energia".

TAGS