PUBLICIDADE
Notícias

Farc libertam jornalista francês

16:54 | 30/05/2012
NULL
NULL

San Isidro, Colômbia, 30 Mai 2012 (AFP) - O jornalista francês Romeo Langlois foi libertado nesta quarta-feira, 30, pela guerrilha das Farc, no povoado de San Isidro, sul da Colômbia.
Saudado por habitantes do local, o jornalista caminhou pelas ruas do povoado e concedeu entrevistas, antes de se reunir com a comissão humanitária que veio buscá-lo, após ele ter passado 32 dias em cativeiro.

"Para a França, este é um momento muito aguardado há pouco mais de um mês", lembrou o enviado do governo francês, Jean-Baptiste Chauvin. "Estou muito satisfeito e aliviado por receber meu compatriota. Este é um momento de grande alívio, porque Romeo poderá dar continuidade a seu trabalho jornalístico e se reunir com a família."

Langlois, 35, correspondente do canal de TV France 24, disse que, em nenhum momento, ficou amarrado: "Sempre me trataram como um convidado e foram respeitosos. Além do fato de eu ter ficado preso por um mês quando estava ferido, de resto foi tudo bem. Não posso me queixar."

O jornalista foi sequestrado em 28 de abril, quando a patrulha com a qual se deslocava para fazer uma reportagem sobre operações contra o tráfico de drogas foi atacada por guerrilheiros, em Caquetá. Quatro militares morreram no combate, e Langlois foi ferido em um dos braços, entregando-se, em seguida, aos rebeldes.

"Não precisava desta experiência para conhecer o conflito colombiano ou a guerrilha. Tenho a convicção de que é preciso seguir cobrindo este conflito. Comigo, fez-se política de vários lados. Acho triste que seja necessário sequestrar alguém para que as pessoas venham até esta região", lamentou o jornalista.

TAGS