PUBLICIDADE
Notícias

Equipe de Obama acusa Romney de ser o 'oposto de Robin Hood'

16:37 | 21/05/2012

WASHINGTON, 21 Mai 2012 (AFP) - A equipe de campanha de Barack Obama acusou nesta segunda-feira, 21, em uma peça publicitária o republicano Mitt Romney de ser o "oposto de Robin Hood", pois tiraria dos pobres para dar aos ricos, colocando assim em dúvida a experiência do candidato republicano.

Em um vídeo publicitário, a equipe do presidente voltou-se ao caso de uma fábrica de bens de escritório, a SCM, com sede em Indiana (norte) e comprada em 1994 pela empresa Ampad, propriedade da Bain Capital, a companhia de capital de risco fundada por Romney.

Os 250 funcionários da companhia foram rapidamente demitidos, enquanto a Ampad acabou quebrando em 2000. Bain ganhou 100 milhões de dólares com a operação, afirma a propaganda.

"Na minha opinião, Mitt Romney tira dos pobres e da classe média para dar aos ricos. É o oposto de Robin Hood", afirma no vídeo o ex-funcionário da SCM Jerry Rayburn.

Por sua vez, o porta-voz da equipe de Obama, Ben LaBolt, afirmou durante uma teleconferência de imprensa que o caso da SCM e de Ampad ilustrava o fato de que Romney "certamente não é um criador de emprego. Romney estava na empresa para fazer dinheiro para ele e seus investidores, não para criar empregos, como afirma".

Desde o início da campanha para a eleição presidencial de 6 de novembro, a equipe de Obama refuta o argumento de que Romney teria experiência como "criador de empregos", o que o qualificaria para a presidência dos Estados Unidos.

Uma porta-voz de Romney afirmou que essa publicidade constituía um "ataque à livre empresa". "Os norte-americanos esperavam uma maneira diferente de abordar a política de Barack Obama", disse Andrea Saul em comunicado.

Saul destacou as declarações de domingo do prefeito de Newark (Nova Jersey, leste), Cory Booker, uma estrela em ascensão do Partido Democrata, que advertiu contra o aspecto negativo da atual campanha dos dois partidos, e assegurou que os ataques contra a carreira de Romney lhe davam "náuseas".

TAGS