PUBLICIDADE
Notícias

Equipe de Annan espera 'gestos concretos' de Damasco

16:59 | 30/05/2012

GENEBRA, 30 Mai 2012 (AFP) - O assessor de Kofi Annan, o francês Jean-Marie Guéhenno, disse nesta quarta-feira que espera "gestos concretos" de Damasco para por fim à violência, incluindo a libertação de presos e o acesso humanitário, e também pediu que a oposição dialogue.

Guéhenno fez essas declarações à imprensa em Genebra, depois de ter apresentado um registro da situação por vidioconferência ao Conselho de Segurança da ONU.

"Após 15 meses de violência, apenas sinais fortes terão um impacto. Pequenos passos diplomáticos não serão suficientes", declarou.

"O governo da Síria deve dar importantes passos para convencer não apenas a comunidade internacional, mas, o que é ainda mais importante, o povo sírio, de que está preparado para assumir uma nova direção", acrescentou.

"Isso deve se traduzir em gestos concretos e significativos", envolvendo "o fim da violência e das detenções, e o acesso humanitário", indicou o ex-chefe de operações de manutenção da paz da ONU (2000-2008). "Será preciso julgar os atos".

Guéhenno também que a oposição renuncie à violência: "Todos os sírios devem se convencer de que as armas não podem ser uma solução. Apenas as negociações políticas como as contempladas pelo plano de seis pontos (de Kofi Annan, ndlr) podem restabelecer uma paz verdadeira e uma estabilidade no país".

TAGS