PUBLICIDADE
Notícias

Dirigentes da UE querem que crescimento e rigor orçamentário caminhem juntos

16:55 | 17/05/2012

BERLÍN, 17 Mai 2012 (AFP) - Os dirigentes francês, alemão, italiano e britânico, assim como outros da União Europeia (UE), consideraram que o rigor orçamentário e o crescimento devem caminhar juntos, conforme afirmado durante a videoconferência desta quinta-feira, 17, para preparar o G8, disseram fontes alemãs.

Desta entrevista se produziu a necessidade de "um consenso sólido sobre o fato de que a consolidação orçamentária e o crescimento não são contrários, mas sim que ambos são necessários" disse um porta-voz da chancelaria alemã, Steffen Seibert, em um e-mail à AFP.

Participaram desta videoconferência a chefe de governo alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o presidente francês, François Hollande, o chefe de governo italiano, Mario Monti, assim como os presidentes da União Europeia, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.

Segundo um porta-voz de Downing Street, houve "conversas construtivas antes da cúpula do G8 em Camp David neste fim de semana".

Cameron considera que "é necessária uma ação monetária para estimular o crescimento, reformas estruturais que aumentem a competitividade dentro da UE, a implantação de medidas de boa governança e que os países da Eurozona realizem ações para lutar contra déficits insustentáveis", acrescentou o porta-voz.

A cúpula do G8 reunirá na sexta-feira e no sábado em Camp David (Maryland, leste), a 100 km a noroeste de Washington, a cúpula de chefes de Estado ou de governo dos sete países mais industrializados do mundo e da Rússia, em um momento em que a crise da dívida europeia prejudica a economia mundial.

TAGS