PUBLICIDADE
Notícias

Diretor da AIEA viajará a Teerã no final de semana

14:42 | 18/05/2012
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, viajará neste final de semana para Teerã para assinar um acordo que tem como objetivo permitir que sua organização retome as investigações sobre o programa nuclear iraniano, informaram a agência e diplomatas nesta sexta-feira.

Comunicado da AIEA anunciando a viagem de domingo, diz apenas que Yukiya Amano vai "discutir questões de interesse mútuo com graduadas autoridades iranianas" durante sua visita, que vai durar apenas um dia. O enviado da AIEA vai também se reunir com o negociador-chefe para assuntos nucleares do Irã, Saeed Jalili.

Mas diplomatas disseram, em condição de anonimato, que a visita foi marcada para permitir que os dois lados concordem com um plano que determine os mecanismos de acesso da AIEA aos locais, informações e funcionários necessários para sua investigação sobre se Teerã está pesquisando e desenvolvendo armas nucleares secretamente.

As fontes alertaram que a assinatura do acordo será apenas o primeiro passo e que sua implementação será o verdadeiro teste para a boa vontade iraniana em encerrar o período de mais de quatro anos no qual Teerã tem recusado a investigação da AIEA.

Ainda assim, se o Irã obedecer o acordo e der à AIEA o acesso de que precisa, isso pode reduzir ou mesmo deixar de lado as frequentes acusações de que a república islâmica esconde o projeto do resto do mundo. O Irã insiste que seu programa nuclear é pacífico, mas os Estados unidos duvidam dessa assertiva. Representantes do Irã deverão encontrar, a partir da quarta-feira, diplomatas das cinco potências do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Grã-Bretanha, França, China e Rússia) mais da Alemanha em Bagdá, quando começam as negociações.

As informações são da Associated Press.

TAGS