PUBLICIDADE
Notícias

Carta de Netanyahu menciona criação de Estado palestino

08:01 | 14/05/2012

JERUSALÉM, 14 Mai 2012 (AFP) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se comprometeu em uma carta entregue no sábado ao presidente palestino Mahmud Abbas a estabelecer um Estado palestino desmilitarizado, pela primeira vez em um documento oficial, informou nesta segunda-feira o jornal Haaretz.

Segundo o correspondente diplomático do periódico, que cita uma fonte que consultou a carta, cujo conteúdo não foi publicado, nela é mencionado um compromisso de criar um Estado palestino desmilitarizado junto a Israel no âmbito de uma solução negociada.

O jornalista Barak Ravid ressalta que, embora tal compromisso já tenha sido evocado por Netanyahu em seu discurso na universidade de Bar-Ilan, em junho de 2009, e durante um discurso perante o Congresso americano em maio de 2011, é a primeira vez que o escreveu claramente em um documento oficial.

Um responsável israelense que manteve anonimato lembrou que esta posição foi demonstrada em muitas ocasiões e lembrou as expressões de Netanyahu no sentido de que o eventual Estado palestino seria desmilitarizado.

A nota de Netanyahu, que responde a uma carta sobre os fundamentos do processo de paz que o presidente palestino enviou no dia 17 de abril, foi entregue por seu emissário Yitzhak Molcho a Abbas em Ramallah no sábado à noite.

Em um comunicado conjunto ao término do encontro, as duas partes se declaram "comprometidas a conquistar a paz" e "esperam que este intercâmbio de cartas contribua".

Segundo um responsável iraniano citado pelo Haaretz, a carta de Netanyahu convoca um reinício imediato das negociações "sem condições prévias", ou seja, uma rejeição das exigências palestinas, mas não contém novas proposições.

Em sua carta, o presidente palestino convoca Israel a reiniciar as negociações de paz sobre a base das fronteiras de antes de junho de 1967, com "intercâmbios de território menores e acordados mutuamente", e a suspender previamente a colonização.

TAGS