PUBLICIDADE
Notícias

Atentado contra ex-ministro mata cinco em Bogotá

15:39 | 15/05/2012

BOGOTÁ, 15 Mai 2012 (AFP) - Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas, segundo a Cruz Vermelha colombiana, em um atentado com carro-bomba, nesta terça-feira em Bogotá, contra Fernando Londoño, ex-ministro do Interior do governo de Álvaro Uribe.

"A informação que temos é de cinco pessoas mortas, 17 feridos, 7 veículos atingidos", informou à AFP Carlos Giraldo, diretor de proteção da Cruz Vermelha colombiana.

Pouco antes, em discurso proferido no Palácio presidencial, Santos disse que se tratou de um atentado contra o ex-ministro. "Acabo de tomar conhecimento que o senhor Fernando Londoño foi alvo de um atentado. Ele viajava em seu automóvel blindado", acrescentou.

"Felizmente, o senhor Londoño se encontra estável, no hospital. Infelizmente morreram seu motorista e um agente da polícia", disse o presidente.

O ataque aconteceu pouco após as 11H00 locais (13H00 de Brasília) na avenida Caracas, esquina com rua 74, região onde ficam muitas empresas e universidades, com presença constante de pedestres, especialmente estudantes.

Imagens de TV mostravam uma série de veículos danificados pela explosão, entre eles um furgão verde cujo teto foi levantado.

"Quero condenar da forma mais enérgica este atentado. Não entedemos qual é o seu propósito, mas tenham a absoluta certeza de que o governo não vai se deixar desestabilizar por estes atos terroristas", enfatizou Santos.

"Vamos continuar com nosso caminho e vamos fazer todas as investigações que forem necessárias para encontrar o paradeiro dos responsáveis por este atentado. O terrorismo não vai nos intimidar de forma alguma. Ao contrário, nos enche de coragem para seguir adiante", afirmou.

Londoño foi o primeiro ministro do Interior do ex-presidente Uribe (2002-2010).
Horas antes, a polícia informou ter desmontado um carro-bomba carregado com 38 quilos de explosivos e dois de munição na zona sul de Bogotá.

Em 12 de agosto de 2010, dois dias depois da posse do presidente Juan Manuel Santos, um carro-bomba explodiu de madrugada, também no norte de Bogotá, deixando nove feridos leves e alguns danos materiais.

Este ataque foi atribuído à guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, marxistas), a principal da Colômbia, com 9.200 combatentes.

TAGS