PUBLICIDADE
Notícias

Annan pede à Síria fim do bloqueio à ajuda humanitária

17:32 | 15/05/2012

NOVA YORK, 15 Mai 2012 (AFP) - O enviado da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, pediu nesta terça-feira, 15, à Síria que não atrase um acordo para permitir a chegada de ajuda humanitária a mais de 1 milhão de sírios.

A ONU vem negociando com o governo do presidente sírio, Bashar al Assad, desde março e a chefe de Assuntos Humanitários da organização, Valerie Amos, disse que o processo foi "muito lento".

Annan "continua extremamente preocupado com a situação de mais de 1 milhão de sírios que necessitam de ajuda humanitária", disse o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

"Ele pede insistentemente ao governo que aceite as condições para uma ampliação da assistência humanitária sem mais demora", explicou Nesirky.

Annan destacou também "a necessidade de um rápido e consistente acordo com o compromisso do governo de permitir o acesso sem obstáculos e prestar apoio aos sírios necessitados", acrescentou o porta-voz.

Agências da ONU estimaram em março que cerca de 1 milhão de sírios necessitavam de ajuda, mas Amos disse a jornalistas que a cifra agora é provavelmente muito maior.

A ONU afirma que os 15 meses de conflito na Síria deixaram mais de 9.000 mortos, enquanto

grupos de direitos humanos falam em mais de 12 mil.

TAGS