PUBLICIDADE
Notícias

AFP - UE tomará medidas contra a Argentina 'nos próximos dias'

A UE está "preocupada com a tendência crescente de protecionismo na América Latina"

10:08 | 07/05/2012

BRUXELAS, 7 Mai 2012 (AFP) - A União Europeia (UE), "preocupada com uma tendência crescente da América Latina para o protecionismo", tomará medidas "nos próximos dias" contra a Argentina após a decisão de expropriar 51% das ações da YPF, controlados pelo grupo espanhol Repsol.


A UE está "preocupada com a tendência crescente de protecionismo na América Latina", disse o comissário de Comércio, Karel De Gucht, durante uma conferência em Bruxelas sobre as relações entre Europa e Brasil.


Por isso é que "tomaremos medidas contra a Argentina nos próximos dias", anunciou, em represália pela decisão do governo de Cristina Kirchner.


"Na semana passada vimos que a Bolívia também tomou uma medida semelhante ao nacionalizar" a Transportadora de Eletricidade (TDE), filial da Rede Elétrica da Espanha (REE), acrescentou.


Tudo isso gera problemas para "Argentina e Bolívia, que dificilmente atrairão investidores internacionais". "Mas também para a União Europeia, já que nossas empresas são diretamente afetadas", indicou.

TAGS