PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Terremoto na Itália deixa 10 mortos

O chefe de Governo italiano, Mario Monti, interrompeu uma reunião para tranquilizar o país e garantir que "o Estado está preparado e fará o possível" ante a inédita emergência

08:42 | 29/05/2012

MANTUA, 29 Mai 2012 (AFP) - A região nordeste da Itália foi novamente abalada nesta terça-feira por um forte terremoto, que deixou pelo menos 10 mortos e provocou pânico na área 10 dias depois de outro tremor que matou seis pessoas e devastou fábricas e monumentos históricos.

O terremoto, de 5,8 graus, foi registrado às 7H00 GMT (4H00 de Brasília) perto de Modena e sentido em todo o nordeste da península, a mesma região afetada pelo terremoto de 20 de maio, que obrigou 5.000 moradores a abandonar suas casas.

Três pessoas morreram em San Felice de Panaro no desabamento de uma fábrica. Duas pessoas faleceram na cidade de Mirandola, uma em Concordia e outra em Finale, anunciou o capitão Salvatore Iannizzotto, da polícia de Modena.

De acordo com informações ainda não confirmadas, dois padres faleceram nos desabamentos de igrejas: o pároco da cidade de Rovereto di Novi e o sacerdote da catedral de Carpi, entre as cidades mais prósperas e históricas da região.

"Vamos superar este momento", anunciou emocionado o presidente da República, Giorgio Napolitano.

O chefe de Governo italiano, Mario Monti, interrompeu uma reunião para tranquilizar o país e garantir que "o Estado está preparado e fará o possível" ante a inédita emergência.

O número de vítimas é provisório e as autoridades locais tentam coordenar os trabalhos.

"É um desastre, um desastre", comentou atônito o prefeito de San Felice.

Um novo terremoto de mais de cinco graus de magnitude na escala Ritcher, particularmente longo, foi registrado às 12H56 locais em Emilia-Romana, no nordeste da Itália, a área mais afetada por uma série de violentos tremores secundários nas últimas horas, anunciou o Instituto de Geofísica italiano.

Segundo cálculos do instituto, o novo terremoto aconteceu a uma profundidade de apenas um quilômetro, o que provocou grande pânico.

TAGS