PUBLICIDADE
Notícias

AFP - SpaceX inicia primeira missão espacial privada

A cápsula Dragon não tem tripulação, mas os seis astronautas no laboratório espacial permitirão a descarga e posterior carga da cápsula

06:15 | 22/05/2012

CABO CANAVERAL, 22 Mai 2012 (AFP) - A empresa americana SpaceX lançou com sucesso nesta terça-feira a cápsula Dragon, sem tripulantes, a bordo de um foguete Falcón 9 com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

O foguete decolou de Cabo Canaveral (Flórida) às 3H44 (4H44 de Brasília), após uma contagem regressiva sem problemas e três dias depois do adiamento da primeira tentativa.
Dez minutos depois da decolagem, a Dragon se separou da segunda fase do foguete e alcançou a órbita terrestre.

Um minuto depois, a nave abriu as antenas solares e começou a aproximação da ISS, que está a 350 quilômetros de altitude e à qual deve chegar na quinta-feira.

A Dragon efetuará uma série de manobras e testes. Caso tudo aconteça de acordo com o programado, a Nasa autorizará um acoplamento na sexta-feira, que acontecerá com um braço robótico da ISS controlado por dois dos seis astronautas a bordo.

Este voo de teste - que inclui um sobrevoo e posterior acoplamento à ISS nos próximos dias - tem como objetivo mostrar que o setor privado está perto de restaurar o acesso dos Estados Unidos à ISS, depois da aposentadoria dos ônibus espaciais da Nasa ano passado.

A cápsula Dragon não tem tripulação, mas os seis astronautas no laboratório espacial permitirão a descarga e posterior carga da cápsula, que transporta mantimentos à ISS e retornar com outros materiais à Terra.

TAGS