PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Senado dos EUA aprova novas sanções contra Irã

As novas medidas permitem ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sancionar qualquer país ou empresa que auxilie o Irã no enriquecimento do urânio

01:19 | 22/05/2012

WASHINGTON, EUA, 22 Mai 2012 (AFP) - O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira novas sanções contra o Irã, com o objetivo de pressionar a República Islâmica a suspender seu programa de enriquecimento de urânio, atividade que os países ocidentais qualificam de tentativa de obter uma arma nuclear.

As novas medidas permitem ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sancionar qualquer país ou empresa que auxilie o Irã no enriquecimento do urânio ou no desenvolvimento de seus recursos petrolíferos, assim como prover tecnologia ou meios para ajudar Teerã nestas atividades.

O pacote de sanções inclui ações contra qualquer pessoa que facilite bens que "contribuam materialmente ao programa de proliferação de armas de destruição em massa (WMD) do Irã ou de suas atividades relacionadas ao terrorismo".

"Tanto a Casa Branca como o Congresso estão comprometidos em evitar que o Irã obtenha a arma nuclear", declarou o senador democrata Robert Menendez.

TAGS