PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Rússia testa novo míssil intercontinental

O artefato foi lançado da base de Plesstsk, norte do país, e a ogiva do míssil atingiu o alvo no polígono de Kura, em Kamchatka, uma península do Extremo Oriente russo, no Pacífico

06:20 | 23/05/2012
MOSCOU, 23 Mai 2012 (AFP) - A Rússia testou com sucesso um novo míssil intercontinental capaz de evitar os sistemas antimísseis, incluindo o escudo desenvolvido pela Otan, anunciou o ministério russo da Defesa.
O artefato foi lançado da base de Plesstsk, norte do país, e a ogiva do míssil atingiu o alvo no polígono de Kura, em Kamchatka, uma península do Extremo Oriente russo, no Pacífico, informou o porta-voz do ministério, Vadim Koval.
"Os alvos do lançamento foram alcançados", destacou o porta-voz.
De acordo com a agência Interfax, o míssil testado foi projetado para evitar o escudo antimísseis instalado pela Otan na Europa. A primeira fase do projeto foi declarada operacional no domingo, durante a reunião de cúpula da Aliança Atlântica nos Estados Unidos.
A Rússia critica a implementação do escudo da Otan no leste da Europa, que segundo militares europeus têm como objetivo proteger o continente de ameaças de países como o Irã.
Lançado em 2010, o escudo antimísseis virou o principal ponto de discórdia entre a Otan e a Rússia, país que considera o projeto uma ameaça a sua segurança.

TAGS