PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Protegida de Murdoch será indiciada em caso de escutas ilegais

Estas são as primeiras acusações derivadas do escândalo dos grampos no agora extinto News of the World

07:11 | 15/05/2012

LONDRES, 15 Mai 2012 (AFP) - A protegida de Rupert Murdoch Rebekah Brooks e o marido dela, Charlie, devem enfrentar acusações de obstrução à justiça derivadas do escândalo das escutas telefônicas no tabloide News of the World, anunciaram os interessados e a promotoria.


"A promotoria nos informou esta manhã de que seremos acusados de obstrução à justiça", afirmam em um comunicado a ex-diretora da subsidiária britânica do grupo de Murdoch, o News International, e seu marido, um ex-treinador de cavalos que é amigo do primeiro-ministro britânico David Cameron.


No comunicado, o casal lamenta uma decisão "pouco sólida e injusta".
A promotoria confirmou a informação minutos depois e anunciou que também apresentará acusações formais contra a ex-assistente de Brooks Cheryl Carter, o ex-diretor de segurança da News International Mark Hanna, o motorista da empresa Paul Edwards e o segurança Daryl Jorsling.


Estas são as primeiras acusações derivadas do escândalo dos grampos no agora extinto News of the Worl, publicado pela News International, desde a reabertura da investigação policial em janeiro de 2011.


Um jornalista do News of the World especializado em temas da realeza e um detetive particular que trabalhava para o tabloide foram condenados a penas de prisão em 2007, antes do fim da primeira investigação, iniciada em 2006.


O News of the World, que foi fechado em julho do ano passado, é acusado de ter escutado de maneira ilegal desde 2000 as mensagens de voz dos telefones de quase 800 pessoas, incluindo famosos, políticos e membros da família real, assim como vítimas de crimes, para tentar obter informações exclusivas.

TAGS