PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Obama: JPMorgan mostra necessidade de reforma financeira

Obama argumentou que sua reforma de Wall Street, atualmente sendo implementada, elevou o mínimo de capital que os bancos devem ter para assumir certos riscos

00:12 | 15/05/2012

WASHINGTON, EUA, 14 Mai 2012 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que o prejuízo de 2 bilhões de dólares do banco JPMorgan Chase em operações financeiras de alto risco revelam a necessidade de se implementar maiores medidas de regulação bancária.


Em entrevista ao programa "The View" da rede ABC que será transmitido nesta terça-feira, Obama diz que o diretor do JPMorgan Jamie Dimon foi "um dos banqueiros mais inteligentes, e ainda assim perdeu dinheiro".


"Perderam ao menos 2 bilhões de dólares, precisamente porque estavam apostando nestes mercados de derivativos. Foi por esta razão que fizemos a reforma de Wall Street".


"O ponto é que, mesmo preparado, você pode cometer erros, e como estes bancos se apóiam nos contribuintes, não queremos que assumam riscos que possam nos obrigar a socorrê-los novamente".


Obama argumentou que sua reforma de Wall Street, atualmente sendo implementada, elevou o mínimo de capital que os bancos devem ter para assumir certos riscos.


"Tenham em mente que todas as regras que propusemos e que o Congresso aprovou prevê este tipo de incidente".


O banco JPMorgan, com sede em Nova York, anunciou na semana passada um prejuízo de 2 bilhões de dólares devido a "erros" e "falta de rigor" em operações financeiras, segundo Jamie Dimon.

TAGS