PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Obama garante que afegãos não serão abandonados

Para o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, essa transferência de responsabilidade representa um "importante sinal de progresso para alcançar o objetivo comum" da coalizão

12:43 | 21/05/2012
CHICAGO, 21 Mai 2012 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou nesta segunda-feira, durante a cúpula da Otan, que a comunidade internacional não irá abandonar o Afeganistão, que em pouco mais de um ano passará a cuidar de sua própria segurança.
"Neste momento em que os afegãos são cobrados para que assumam mais responsabilidades, não serão abandonados", disse o presidente Obama para cinquenta líderes mundiais reunidos em Chicago, entre eles o presidente afegão Hamid Karzai.
Os 28 chefes de Estado e de Governo da Aliança do Atlântico Norte formalizaram nesta cúpula a transferência da segurança para as forças afegãs "até meados de 2013", mas mantendo a missão de combate em apoio ao Exército afegão até o final de 2014.
"Hoje vamos decidir a próxima fase de transição, o próximo passo, vamos definir a meta para as forças afegãs assumirem a responsabilidade sobre o país em 2013, ano que vem, e para que a Isaf (Força Internacional) possa desempenhar um papel de apoio", afirmou o presidente americano na abertura da reunião com os líderes dos 50 países da coalizão e com o presidente Hamid Karzai.
Para o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, essa transferência de responsabilidade representa um "importante sinal de progresso para alcançar o objetivo comum" da coalizão.
Karzai deu inicio no dia 13 de maio à terceira fase do processo de transição, após a qual o Exército afegão ficará responsável pela segurança de três quartos da população.
A reunião desta segunda-feira deve ser usada para estabelecer a base das relações com o Afeganistão no pós-2014, incluindo "o nosso apoio às forças afegãs", acrescentou Obama.
Esta eventual missão de formação e aconselhamento das forças afegãs, "não será uma missão de combate", disse a Otan em um comunicado oficial.

TAGS