PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Netanyahu acusa Irã de tentar ganhar tempo nas negociações nucleares

"Parece que eles consideram estas negociações como uma oportunidade a mais para ganhar tempo e enganar..." declarou o primeiro ministro

07:47 | 18/05/2012

PRAGA, 18 Mai 2012 (AFP) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se mostrou cético nesta sexta-feira, durante uma visita a Praga, a respeito da sinceridade do Irã nas negociações com a comunidade internacional sobre seu polêmico programa nuclear.


"Parece que eles consideram estas negociações como uma oportunidade a mais para ganhar tempo e enganar, como a Coreia do Norte fez durante anos", declarou Netanyahu após um encontro com o presidente tcheco Vaclav Klaus.


"Poderiam tentar ir de reunião em reunião com promessas vazias. Poderiam aceitar algo a princípio, mas não aplicar. Poderiam até aceitar aplicar algo, mas nada que evite efetivamente a continuidade de seu programa nuclear militar", disse.


"O objetivo das negociações deve ser muito claro: suspender toda atividade de enriquecimento de urânio dentro do Irã, tirar do Irã todo o material nuclear enriquecido e desmantelar a instalação nuclear subterrânea perto de Qom", completou.


"Quando tudo isto acontecer, serei o primeiro a aplaudir, mas até agora, estou entre os céticos".


Boa parte da comunidade internacional suspeita que o Irã deseja produzir armamento atômico sob a fachada de um programa nuclear civil, o que Teerã nega.

TAGS