PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Morre cantor Robin Gibb, dos Bee Gees

Robin Gibb estava hospitalizado há mais de um mês em Londres, após sofrer uma pneumonia

06:03 | 21/05/2012
NULL
NULL

LONDRES, Reino Unido, 21 Mai 2012 (AFP) - Robin Gibb, cantor do grupo pop Bee Gees, morreu neste domingo aos 62 anos, após uma longa batalha contra o câncer, informaram seus familiares.

Barry, Maurice e Robin Gibb alcançaram a fama nos anos 70 com sucessos como "How Deep Is Your Love", "Stayin' Alive" e "Night Fever". A banda atingiu um recorde de vendas de mais de 200 milhões de discos após seus primeiros sucessos, na década de 60.

Robin Gibb estava hospitalizado há mais de um mês em Londres, após sofrer uma pneumonia.

Os médicos já haviam diagnosticado um câncer de colo, e depois um tumor no fígado, após uma operação em 2010 para corrigir uma má formação intestinal hereditária.
Com a morte de Robin, que tinha uma inconfundível voz de falsete, o mais velho dos três irmãos, Barry, de 65 anos, é o último sobrevivente de um dos grupos mais conhecidos da música pop.

Maurice, o irmão gêmeo de Robin, que também fazia parte do trio, faleceu aos 53 anos em 2003, de uma oclusão intestinal.

Andy, o irmão mais novo, morreu com apenas 30 anos, de um problema cardíaco provocado pelo uso de cocaína.

"As vezes me pergunto se todas estas tragédias que sofremos em nossa família são um preço 'cármico' que pagamos por toda a fama e dinheiro que conseguimos", disse Robin em março passado ao jornal The Sun.

Nascido em 22 de dezembro de 1949 na Ilha de Man (Grã-Bretanha), Robin Gibb emigrou para a Austrália aos nove anos com a família.

Alentados pelo pai, que dirigiu um grupo musical, os irmãos formaram um conjunto juvenil que um disc jockey local batizou de Bee Gees (B de Brothers e G de Gibb).
Em 1966, de regresso à Grã-Bretanha, os três irmãos conheceram o sucesso com "New York Mining Disaster 1941", do primeiro álbum "Bee Gees' 1st", que entrou no 'Top 20' da lista dos mais tocados.

Logo se seguiram "Holiday", "To Love Somebody" - que Barry e Robin escreveram para Otis Reading - e "Massachussets", a primeira a liderar o 'hit parade' britânico.
Após uma breve separação, os irmãos voltaram a saborear o sucesso com "How Can You Mend a Broken Heart?", em 1971, mas a consagração definitiva veio com "Saturday Night Fever", em 1977, ao lado de "Stayin' Alive" e "Night Fever".
O álbum de 1977 vendeu nada menos que 40 milhões de cópias e inaugurou a era dourada da música disco, explodindo com o filme "Saturday Night Fever" (Embalos de Sábado à Noite), protagonizado por John Travolta.
Mas após atingir o topo, os Bee Gees entraram em declive e apenas experimentaram o sucesso no final dos anos 80, com os álbuns "E.S.P" e "One".
O trio permaneceu ativo até a morte de Maurice, após a qual Robin e Barry renunciaram definitivamente ao nome Bee Gees.
Robin era casado com Dwina, que o acompanhou até o fim.

TAGS