PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Mariano Rajoy sobre Hollande: 'Minha obrigação é me entender com ele'

06:25 | 07/05/2012

MADRI, 7 Mai 2012 (AFP) - O presidente do governo espanhol, o conservador Mariano Rajoy, disse nesta segunda-feira, depois da vitória do socialista François Hollande nas eleições presidenciais francesas, que sua obrigação será conquistar um entendimento com ele, apesar de suas divergências políticas.


"Hoje terei uma conversa com ele", disse Rajoy em uma entrevista na rádio Onda Cero. "O senhor Hollande venceu e minha obrigação é me entender com ele e tentar fazer coisas em conjunto em benefício da Espanha, da França e da Europa", afirmou.


"Minha obrigação como presidente do governo é me entender e tirar o melhor possível para defender da melhor forma possível também os interesses gerais da Espanha", insistiu.


Consultado sobre o "pacto de crescimento" que François Hollande quer promover, Mariano Rajoy considerou que era "plenamente compatível" com as políticas de austeridade: "nós precisamos de austeridade, porque, se nós gastamos mais do que temos, isso não é bom".


"O objetivo é o crescimento econômico, para isso não devemos gastar o que não temos, acredito que são importantes as políticas de controle do déficit, são importantes porque, caso contrário, corremos o sério risco de que não nos emprestem", disse.


"Temos que continuar fazendo reformas e temos que seguir passando uma mensagem clara e contundente de que queremos estar no euro", acrescentou.


A economia espanhola voltou a cair em recessão no primeiro trimestre com uma queda do PIB de 0,3%, e, segundo vários economistas, esta recessão pode se agravar quando o país aplicar uma austeridade sem precedentes, para tentar levar seu déficit público de 8,51% do PIB em 2011 para 5,3% neste ano.

TAGS