PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Justiça militar israelense liberta militante palestino Basem Tamini

No dia 20 de maio, um tribunal militar declarou-o culpado por ter incitado a lançar pedras contra o exército israelense e nesta terça-feira o condenou a 30 meses de prisão

09:12 | 29/05/2012

PRISÃO DE OFER, 29 Mai 2012 (AFP) - O militante palestino Bassem Tamimi, conhecido por enfrentar com força a colonização israelense, foi colocado em liberdade nesta terça-feira pela justiça militar israelense, que o havia condenado a uma pena de prisão com possibilidade de fiança.

No dia 20 de maio, um tribunal militar declarou-o culpado por ter incitado a lançar pedras contra o exército israelense e nesta terça-feira o condenou a 30 meses de prisão, dos quais já cumpriu 13 em prisão preventiva.

O caso de Bassem Tamini, um dos líderes da "resistência popular" palestina na Cisjordânia, chamou a atenção da comunidade internacional, em particular da União Europeia (UE), que em 2011 o declarou "defensor dos direitos humanos", o que significava um reconhecimento do caráter pacífico de sua ação.

Há dois anos, Tamini é o organizador das "manifestações pacíficas" dos habitantes da localidade de Nabi Saleh contra a extensão progressiva de uma colônia israelense vizinha em direção as suas terras.

Praticamente todas as manifestações nos territórios palestinos são consideradas "ilegais" pela lei militar israelense, que estabelece que toda reunião de mais de dez pessoas deve ser autorizada, algo que as organizações de defesa dos direitos humanos denunciam como contrário ao direito internacional.

TAGS