PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Foguete Soyuz decola com três tripulantes rumo à ISS

A Rússia é atualmente o único país capaz de enviar astronautas à ISS, após o fim do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos

01:04 | 15/05/2012

BAIKONUR, Cazaquistão, 15 Mai 2012 (AFP) - Um foguete russo Soyuz com três astronautas a bordo decolou nesta terça-feira do centro espacial de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), constatou a AFP.


O americano Joseph Acaba e os russos Guennadi Padalka e Serguei Revine partiram às 03H01 GMT (00H01 Brasília) a bordo da nave Soyuz TMA-04M.


A cápsula entrou em órbita da Terra minutos após o lançamento, tal como estava previsto, destacou a agência russa Interfax.


Trata-se do quarto voo espacial para o comandante Padalka, que já passou o total de 585 dias em órbita. É a primeira missão espacial de Serguei Revine e a segunda para Joseph Acaba.


Na ISS, os três astronautas se unirão ao russo Oleg Kononenko, ao americano Don Pettit e ao holandês André Kuipers, que decolaram do mesmo centro espacial no dia 21 de dezembro passado.


Este foi o terceiro lançamento bem sucedido de um Soyuz desde o fracasso registrado em agosto de 2011 com um foguete do mesmo tipo, em meio a uma série de problemas no programa espacial russo.


A Rússia é atualmente o único país capaz de enviar astronautas à ISS, após o fim do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos.


Os americanos pagam à Rússia cerca de 50 milhões de dólares por astronauta levado à ISS, e não se espera o lançamento de uma nave americana antes de 2015.

TAGS