PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Esquerda radical grega responsável por formar governo de coalizão

O presidente da República, Carolos Papulias, terá uma reunião com Tsipras no início da tarde a respeito.

06:40 | 08/05/2012

ATENAS, 8 Mai 2012 (AFP) - Alexis Tsipras, líder do partido de esquerda radical Syriza, que surpreendeu nas eleições legislativas de domingo ao tirar o segundo lugar dos socialistas do PASOK, enfrenta nesta terça-feira a delicada missão de formar um governo de coalizão na Grécia.


Depois que o conservador Antonis Samaras, cujo partido Nova-Democracia venceu as legislativas de domingo, fracassou na formação de um governo majoritário pró-austeridade, "o mandato exploratório" para a tarefa corresponde ao segundo partido, de acordo com a Constituição.


O presidente da República, Carolos Papulias, terá uma reunião com Tsipras no início da tarde a respeito.


O Syriza, contrário às medidas de austeridade, obteve 16,7% dos votos nas eleições, o que representou 52 cadeiras no Parlamento, triplicando os resultados na comparação com as últimas legislativas. O partido tem três dias para formar alianças.


Tsipras já advertiu que deseja formar um governo de esquerda para renegociar o plano de saneamento da economia do país com os credores, União Europeia e FMI, para conseguir aliviar as medidas de austeridade. Também pedirá que parte da dívida grega seja anulada.


Mas a tarefa é difícil, depois que o partido comunista KKE rejeitou uma aliança com o Syriza e pelo fato do terceiro partido de esquerda, Dimar, ter recebido apenas 6,1% dos votos, o que representa 19 cadeiras no Parlamento.


Se o Syriza fracassar, "o mandato exploratório" corresponderá ao terceiro partido, neste caso os socialistas do PASOK.


O Syriza integra um bloco contrário ao ajuste heterogêneo da economia e que tem a maioria aritmética no Parlamento, com 151 deputados dos 300, contra 149 do bloco PASOK-Nova Democracia, partidos que aceitaram a austeridade imposta pelos credores do país.


"O país caminha para a catástrofe. Sem um governo de unidade nacional nos próximos dias, novas eleições parecem inevitáveis em junho e a vitória do bloco extremo de Tsipras é evidente", adverte um editorial do jornal Kathimerini.

 

 

TAGS