PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Esquerda radical decidida a manter Grécia na Eurozona caso vença eleição

12:06 | 22/05/2012

BERLIM, 22 Mai 2012 (AFP) - A esquerda radical grega, Syriza, que denuncia os ajustes impostos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela União europeia (UE), está decidida a manter o país na zona do euro caso vença as eleições legislativas do próximo 17 de junho, afirmou nesta terça-feira em Berlim o líder dessa corrente, Alexis Tsipras.

"Votar na esquerda radical não quer dizer votar pela saída do país do euro, pelo contrário", afirmou Tsipras. "Não creio que rejeitar o programa de austeridade signifique que o país terá que sair da Eurozona", completou.

Segundo Tsipras, o partido procurará encontrar soluções comuns com a Europa. "Estou convencido de que as encontraremos", afirmou.

Para o líder de esquerda, a Europa passará por mudanças com a eleição do socialista François Hollande à presidência francesa.

Segundo uma sondagem publicada no domingo, o partido de Tsipras, a coalizão Syriza, deve ser o partido mais votado nas legislativas gregas de 17 de junho.

No caso de vitória, Tsipras já afirmou que não aceitará negociar as medidas de austeridade impostas em troca da assistência financeira concedida pela União Europeia e pelo FMI.
A troika de credores da Grécia, no entanto, formada pelo FMI, BCE e UE, já disse repetidas vezes que a aplicação das medidas de austeridade são uma exigência para a liberação da ajuda financeira, sem a qual o país não tem condições de pagar suas contas e entraria, portanto, em default.

TAGS