PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Escritor palestino Salameh Kaileh foi torturado pelo regime sírio

Várias organizações de defesa dos direitos humanos denunciaram a "tortura sistemática" contra os detidos na Síria

11:27 | 15/05/2012

BEIRUTE, 15 Mai 2012 (AFP) - O escritor palestino e militante da sociedade civil Salameh Kaileh, detido no fim de abril pelas forças de segurança sírias, sofreu torturas, informou em um comunicado o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).


O OSDH publicou várias fotografias que mostram grandes contusões nos braços e pernas de Kaileh, assim como marcas de queimaduras, e acusou as forças de segurança sírias de recorrer a uma "grande brutalidade" para "intimidar e quebrar a vontade" das pessoas detidas.


Ao afirmar que o caso de Kaileh não era algo isolado, o OSDH denunciou uma "política sistemática de tortura" que provocou a morte de um grande número de detentos e pediu comissões de investigação.


Salameh Kaileh, que passou mais de oito anos detido nos anos 1990 na Síria, nasceu em 1955 em Bir Zeit, na Palestina, mas vive há mais de 30 anos na Síria.
O escritor já publicou mais de 20 obras.


Várias organizações de defesa dos direitos humanos denunciaram a "tortura sistemática" contra os detidos na Síria.


"A amplitude da tortura e dos maus-tratos na Síria chegaram a um nível nunca visto antes durante anos e lembra a época obscura dos anos 1970 e 1980", afirmou a Anistia Internacional em um relatório baseado no depoimento de sobreviventes refugiados na Jordânia.

TAGS