PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Embaixador dos EUA no Afeganistão deixará seu cargo antes do previsto

A previsão era de que Crocker, ex-embaixador no Paquistão, no Iraque e na Síria, nomeado embaixador em Cabul há 10 meses, permanecesse neste cargo durante dois anos

13:11 | 22/05/2012

CABUL, 22 Mai 2012 (AFP) - O embaixador dos Estados Unidos em Cabul, Ryan Crocker, deixará o seu posto antes do previsto, confirmou a embaixada nesta terça-feira, um dia depois de a Otan ter confirmado que as tropas internacionais darão por encerrada a sua missão nesse país no final de 2014.

A previsão era de que Crocker, ex-embaixador no Paquistão, no Iraque e na Síria, nomeado embaixador em Cabul há 10 meses, permanecesse neste cargo durante dois anos.

"Crocker confirmou com pesar que terá que deixar Cabul neste verão", indicou no Twitter a embaixada, que não deu maiores informações sobre o assunto. "Não temos mais nada a dizer a respeito", disse à AFP um membro da embaixada.

No dia 8 de maio, os Estados Unidos haviam informado que seu embaixador no Paquistão, Cameron Munter, deixará o cargo no verão (hemisfério norte), depois de ter ocupado por dois anos esse posto.

Os líderes da Otan confirmaram na segunda-feira que o Afeganistão assumirá a responsabilidade da guerra contra os talibãs em meados de 2013 e que as tropas internacionais darão por encerrada a sua missão nesse país no final de 2014, treze anos depois de seu início.

Reunidos em uma cúpula extraordinária junto com seus sócios internacionais, os 28 membros da aliança concluirão, com isso, uma operação militar que há alguns anos sofre críticas da opinião pública, com um registro até o momento de mais de 3.000 militares e dezenas de milhares de civis afegãos mortos.

TAGS