PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Egípcios comparecem às urnas para eleição presidencial

A votação prosseguirá de 8h00 às 20h00 (3h00 até 15h00 de Brasília) e será retomada na quinta-feira, já que o primeiro turno acontece em dois dias

07:46 | 23/05/2012
AFP
EGITO
ELEIÇÕES
AFP EGITO ELEIÇÕES
CAIRO, 23 Mai 2012 (AFP) - Os locais de votação abriram as portas nesta quarta-feira para a eleição presidencial no Egito, a primeira desde a queda de Hosni Mubarak há 15 meses, na qual os egípcios devem escolher entre 12 candidatos.
A votação prosseguirá de 8h00 às 20h00 (3h00 até 15h00 de Brasília) e será retomada na quinta-feira, já que o primeiro turno acontece em dois dias.
Um policial morreu ao ser atingido por um tiro em confrontos entre partidários de dois candidatos em um bairro da zona nordeste do Cairo e um civil foi atingido por uma bala na perna, no primeiro incidente grave desde o início da votação.
Caso nenhum candidato obtenha a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, o país organizará o segundo turno nos dias 16 e 17 de junho.
Mais de 50 milhões de eleitores estão registrados para escolher entre 12 candidatos, que vão desde islamitas a laicos, passando por personagens da esquerda ou liberais , defensores da "revolução" ou ex-ministros do regime de Mubarak.
Os principais candidatos são Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, Abdel Moneim Abul Futuh, islamita independente, Amr Musa, ex-ministro das Relações Exteriores e dirigente da Liga Árabe, e Hamdin Sabahi, um nacionalista árabe.
Longas filas eram registradas antes mesmo da abertura dos 13.000 postos de votação.

TAGS