PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Cuba acusa EUA de hipocrisia por multa contra a Ericsson

10:24 | 29/05/2012

HAVANA, 29 Mai 2012 (AFP) - Cuba acusou os Estados Unidos de terem chegado ao "cúmulo da hipocrisia" ao defender o empresário Alan Gross por levar tecnologias de comunicações ilegalmente à ilha e ao mesmo tempo multar a companhia Ericsson por consertar telefones celulares provenientes de Havana.

É "o cúmulo da hipocrisia ianque!", afirma o jornal oficial Granma, ao comentar a multa de 1,7 milhão imposta à filial da companhia de origem sueca nos Estados Unidos, que recebeu telefones celulares quebrados na ilha para seu conserto.

Gross, detido em dezembro de 2009 em Havana, foi condenado em março de 2011 a 15 anos de prisão por "atos contra a independência ou a integridade territorial do Estado" por levar ilegalmente à ilha dezenas de equipamentos sofisticados de telecomunicações e entregá-los a comunidades judias ou lojas maçônicas.

Washington exige a libertação imediata do terceirizado, ao considerar que realizava uma ação humanitária na ilha.

Já a Ericsson, segundo as leis dos Estados Unidos, violou as restrições impostas pelo embargo que Washington mantém com Havana desde 1962, e que foi condenado nas Nações Unidas pela imensa maioria das nações.

TAGS