PUBLICIDADE
Notícias

AFP - China cogita autorizar Chen Cuangcheng a estudar no exterior

"Corro grande perigo", declarou Chen, antes de afirmar esperar que "o governo cumpra os compromissos assinados entre China e Estados Unidos

06:15 | 04/05/2012

Pequim, 4 Mai 2012 (AFP) - O governo chinês anunciou nesta sexta-feira que Chen Guangcheng pode fazer um pedido para estudar no exterior, abrindo assim uma possibilidade de solução para o caso do ativista que afeta as relações da China com os Estados Unidos no momento em que a secretária de Estado Hillary Clinton está em Pequim.


O destino do advogado autodidata cego, que escapou da prisão domiciliar e passou seis dias refugiado na embaixada dos Estados Unidos em Pequim, mudou o tom da reunião bilateral China-EUA que termina nesta sexta-feira.


"Se ele quiser estudar no exterior, pode, como outros cidadãos chineses, apresentar um pedido às autoridades competentes", afirmou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Liu Weimin.


Algumas horas antes, o ativista reiterou à AFP o desejo de deixar o país.
"Corro grande perigo", declarou Chen, antes de afirmar esperar que "o governo cumpra os compromissos assinados entre China e Estados Unidos para garantir os direitos cidadãos".


O advogado, atualmente no hospital Chaoyang de Pequim por um ferimento no pé - provocado pela queda de um muro durante a fuga da prisão domiciliar -, completou que sua situação é "muito, muito crítica" e que as autoridades não permitem a entrada dos funcionários da embaixada dos Estados Unidos no centro médico.


"Minha esposa saiu esta manhã, mas foi seguida e filmada. Penso que há problemas graves porque não posso encontrar os funcionários da embaixada dos Estados Unidos", disse.


Na quarta-feira, ele pediu ajuda para viajar aos Estados Unidos em uma conversa telefônica com representantes do Congresso americano, reunido para examinar sua situação.

TAGS