PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Chicago: manifestantes exigem fim da guerra no Afeganistão

Para evitar distúrbios, a polícia montou um cordão de isolamento em torno dos manifestantes, além de um esquema de vigilância especial para impedir que se aproximem dos hotéis onde estão hospedados os líderes políticos

06:03 | 21/05/2012

CHICAGO, EUA, 20 Mai 2012 (AFP) - Manifestantes contrários à Otan protestaram neste domingo nas ruas de Chicago, sede da cúpula da Aliança Atlântica que reúne mais de 50 países para analisar a saída das tropas internacionais do Afeganistão.

Sob um forte calor e ameaça de tempestade, o protesto contou com cerca de 2 mil pessoas, segundo as autoridades locais.

A manifestação ocorreu de forma pacífica, como ficou acertado entre os grupos e a polícia de Chicago, para se evitar os confrontos registrados nas reuniões do G20 em Londres e Toronto.

"Me disseram que se parece mais com uma torcida do que com um grupo de manifestantes. Ainda bem que tudo transcorre de forma muito pacífica", disse à AFP o porta-voz da polícia de Chicago.

A estudante universitária Isabel Olivia, 18 anos, carregava um cartaz com a frase "NO NATO" (Não Otan): "queremos paz, queremos igualdade, queremos mais dinheiro para a educação, estão gastando em guerras no lugar de ensinar, não podemos ir à escola porque é muito caro".

Para evitar distúrbios, a polícia montou um cordão de isolamento em torno dos manifestantes, além de um esquema de vigilância especial para impedir que se aproximem dos hotéis onde estão hospedados os líderes políticos.
A polícia de choque permanece em alerta para evitar eventuais distúrbios.

TAGS